sexta-feira, 16 de dezembro de 2011 0 comentários

SEGURANÇA NA INTERNET_apresentando o projeto

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011 0 comentários

Pesquisando na wikipédia

Trabalhando o tema de meu projeto de pesquisa "Segurança na internet", encontrei um conceito de cyberbullying que quero compartilhar aqui. Basta seguir o link pt.wikipedia.org/wiki/cyberbullying


 
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Diferenças entre a chegada da televisão e a chegada das novas tecnologias e midias.



A diferença entre a chegada e acesso facilitado a televisão, e a chegada e acesso as novas TICs (incluindo aqui principalmente a internet) é que a discussão em torno dos prós e contras das mesmas tiveram tempos de compartilhamento e socialização muito diferentes.
Numa pequena pesquisa no site “ tudo sobre TV” (http://www.tudosobretv.com.br/histortv/historbr.htm# ), onde se tem uma trajetória cronológica da televisão no Brasil, podemos verificar a distancia cronológica entre os avanços da mesma, e que a comunicação através dela acontecia de forma linear. Diferente do que percebemos atualmente na internet, onde inclusive, também se discuti sobre o uso responsável da televisão nos lares, na escola, na sociedade em geral, com acesso facilitado a essas discussões, que se apresentam em diversos tipos de recursos tecnológicos e midiáticos.



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Projeto: O uso responsável da internet na escola_um alerta para os perigos da web.

Projeto Integrado de Aprendizagem_curso de formação Introdução a Educação Digital 40 horas/ NTE Marco Zera - Amapá.

Estamos agora divulgando o projeto de aprendizagem do curso Introdução a Educação digital 40hs, que estou participando no NTE Marco Zero.
É! Para quem está pensando  que o curso era outro, na verdade estou participando de dois cursos do eproinfo: Introdução a Educação Digital 40horas, e o Tecnologias na Educação-ensinando e aprendendo com as TICs 100horas .
Mas esta página do blog vai ser para divulgar minhas atividades do Introdução a Educação Digital. Vamos divulgar primeiramente o Projeto Integrado de Aprendizagem. Aqui vou postar os avanços do projeto que estamos desenvolvendo.
Como nossos estudos  e apreciação de vídeos nos reportaram a questão dos cuidados que precisamos ter com o uso da internet, já que nossas crianças e adolescentes estão cada vez mais cedo tendo acesso a esse ambiente, decidimos em grupo desenvolver nosso projeto dentro dessa temática.
Assim, está aqui nosso projeto integrado de aprendizagem.

PROJETO INTERADO DE APRENDIZAGEM
O uso responsável da internet na escola: um alerta para os perigos da web.
Estrutura Curricular: Modalidade / Nível de Ensino: fundamental II
Disciplinas envolvidas diretamente na execução do projeto: Língua Portuguesa e Literatura, Artes, Ciências e Religião.
Disciplinas envolvidas indiretamente: todas as demais.
Série/ano: 7º ano (6ª série)
Nome dos autores da proposta: Elizabeth Miranda dos Santos, José Heleno Prestes Vanzeler, Nelson Pantoja Furtado e Rachel da Silva Bezerra.

1. Justificativa:

Pesquisar na internet, conhecer os sites adequados, desenvolver estratégias para localizar informações sobre os temas acerca dos quais se deseja saber, traduz-se em um aspecto importantíssimo na formação dos alunos. Orientá-los a pesquisar na internet de forma responsável tem como propósito despertar-lhes, desde pequenos, o gosto pela leitura e pelo saber, e principalmente a sua formação ética e moral.
É de suma importância que as crianças possam utilizar as maravilhas do mundo virtual, dando-lhes asas à imaginação, ampliando o universo da curiosidade, porém, é de fundamental importância alertá-las dos perigos que se pode correr com o mau uso da internet. É preciso que se tenha muito zelo para que nossas crianças não sejam vítimas dos crimes virtuais, mormente do uso da imagem.
A proposta desse projeto é aliar o trabalho escolar com pesquisas na internet, utilizando-se sites confiáveis e educativos com temas que despertem a curiosidade das crianças e possibilitem-lhes variados encontros com as mais diversas culturas em contexto de estudo e busca de informações.
Para a escola, esse projeto é um instrumento que possibilita tornar comum aos professores e aos alunos o hábito de utilizar a internet para suas pesquisas de forma consciente, responsável e inteligente, além de fortalecer os princípios éticos e morais na formação de cidadãos.

2. Objetivos:

Ao completar a atividade o aluno será capaz de:
· Utilizar a internet e redes sociais com critérios de responsabilidade e ética estabelecidos;
· Identificar um leque de possibilidades existentes no uso das tecnologias e da internet em prol do conhecimento e do desenvolvimento sociocultural;
· Identificar os principais ricos do mau uso da rede mundial de computadores se não forem obedecidos alguns limites de segurança.

3. Duração das atividades:

01 (um) mês ou 10(dez) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno: tempestade de idéias sobre uso de tecnologias e internet.

4. Estratégias e recursos da aula:

4.1. Primeira etapa:

No primeiro momento, a turma escolhida para o desenvolvimento do projeto deve ser informada da temática do projeto que será desenvolvido com ela, bem como de suas etapas.
Distribuir um questionário subjetivo indagando a forma como as tecnologias e a internet estão sendo utilizadas pelos alunos.
A partir da dinâmica “tempestade de idéias” (um sol que tem o tema central do projeto (perigos na internet) no seu miolo, e os raios do sol serão preenchidos com palavras que os alunos irão relacionando com a temática proposta). Na sequência, realiza-se o debate onde os educandos irão expor sobre as palavras incluídas nos raios do sol da dinâmica.
É importante que o professor faça o registro do debate, com áudio, vídeo e/ou registro escrito.

4.2. Segunda etapa:
Nesta etapa, propõe-se a apreciação de vídeos relacionados com o uso indevido das tecnologias e internet, a exemplo de “criança – a alma do negócio”, e “Viciado em World of Warcraft”, (ambos encontrados no site youtube).
Após a apreciação dos vídeos, os alunos irão, em grupo, levantar um problema a ser resolvido por eles sobre os perigos no uso irresponsável das tecnologias e internet. Os professores facilitadores deverão fomentar questionamentos referentes às redes sociais, cyberbullying, uso de celulares em sala de aula e na escola.
Iniciar registro em forma de diário de bordo, das dificuldades, resoluções, e avanços do grupo.

4.3 Terceira etapa:

Realização de pesquisa na internet em busca de material para subsidiar possíveis soluções ao problema levantado nos grupos.
 A pesquisa deve ser dirigida a sites propostos pelos professores envolvidos no projeto, que, no decorrer das etapas anteriores, já devem ir listando endereços na internet que poderão ser acessados pelos educandos.
Neste momento é interessante esclarecer aos alunos a importância de citar as fontes do material utilizado, coletado durante as pesquisas, ressaltando que não é correto apropriar-se de produções (ideias) alheias sem citar os seus criadores (plágio).

4.4 Quarta etapa:

Criação do blog do projeto, para postagem das produções da turma e mídias relacionadas.
Os grupos produzirão textos com suas descobertas, que serão postados no blog do projeto. Os educando acessarão o blog e comentarão as produções dos outros grupos.

4.5 Quinta etapa:

Produção de uma cartilha sobre o uso responsável das tecnologias e internet.
Divulgação do projeto:
· Com palestras nas demais turmas da escola com distribuição das cartilhas;
· Com compartilhamento do link do blog nas redes sociais;
· Divulgação através da rádio da escola;
· Divulgação com cartazes nos murais da escola.

5. Tecnologias e mídias a serem utilizadas:

·  Computadores do laboratório de informática com os seguintes       aplicativos: editor de texto, editor de apresentação eletrônica, editor de vídeo, e outros;
·  Projetor;
· Tela de projeção;
· Caixa de som;
·  Câmera fotográfica/ filmadora;
·  Quadro magnético e pincel;
·  Vídeos
·  Criador de apresentações eletrônicas;
· Editor de texto;
· Aparelho reprodutor de DVD;
· Rádio da escola;
· Internet;
· 01 (uma) resma de papel A4 (cópias das cartilhas);
· Aparelhos celular com internet (dos próprios alunos);
· Editor de vídeo e áudio.

6. Resultados esperados:

Espera-se que, ao final do projeto, todos os alunos saibam e possam utilizar a internet tanto da escola, como de sua casa ou do seu celular, porém, de forma responsável, ética e segura, tendo nela um importantíssimo instrumento de pesquisa para auxiliá-lo na sua formação escolar, profissional e cidadã, despertando a consciência para os perigos do mau uso da internet.

7. Formas de avaliação:

A avaliação deverá ocorrer constantemente, durante o processo de ensino e aprendizagem, na execução das etapas do projeto, levando-se em consideração a participação dos alunos nas atividades propostas.
Quanto ao uso consciente da internet por parte dos alunos, trata-se de formação do caráter do educando o que deve ser orientado por todos os professores e principalmente pela família.

8. REFERENCIA:

1. COMO ENSINAR POR MEIO DA PESQUISA: 5 etapas da boa investigação. São Paulo: Revista Nova Escola, n. 237, nov. 2010.

2. Ebiefung, Aniekan. Uso Responsável da Internet na Educação: Questões relativas à avaliação, Citation, Copyright e Fair Use de Materiais Web, 2002.

3. Guia para o uso responsável da internet 3.0, acessível em: http://www.internetresponsavel.com.br

4. KLISYS, Adriana. Mergulhando no universo marinho. In: Ciência, Arte e Jogo: Projetos e atividades lúdicas na Educação Infantil. São Paulo: Petrópolis, 2010. Cap. 1, p. 74-86.
5. “Professores e crianças nos discursos: a construção de textos escritos”, de Marina Pascucci e Franca Rossi. In: “Discutindo se aprende: interação social, conhecimento e escola”, de Clotilde Pontecorvo, Anna Maria Ajello e Cristina Zucchermaglio. Porto Alegre, Artmed, 2005.


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SEGURANÇA NA INTERNET

bem ao alcance dos adolescentes esse vídeo, dá até para trabalhar a questão do cyberbullying, pois mostra de forma bem criativa o que pode aconter com a exposição de sua vida na Rede mundial, recomendo para desenrolar um bate papo inicial com os alunos.
sábado, 3 de dezembro de 2011 0 comentários

Projeto Meio ambiente

Um belo exemplo de experiência de projeto com uso de tecnologias com o Tema Meio ambiente você pode conferir no blog da professora Jucileila Aguiar no endereço http://jucileilalima.blogspot.com/
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Experiência com o uso de multimídia na escola.


Durante todo o curso estivemos em contato com diversos recursos tecnológicos. Em todas as unidades até aqui pudemos aprender mais informações sobre os temas desenvolvidos por intermédio dos vídeos, e outras mídias utilizadas; realizamos o registro de nossos projetos em vídeo, foto, áudio; pudemos produzir com isso slides para socializar nossos avanços.
De tudo o que experimentamos, individualmente ou em grupo, ficou a idéia da pesquisa e produção colaborativa. Foi de grande significado entender que a internet não é, mas um espaço unicamente de busca de informação, pois nela também se socializam ideias.
Na experiência de desenvolver uma atividade/ aula, com pesquisa utilizando as tecnologias chamou atenção os interesse de alunos que tinham certa apatia em sala de aula e se mostraram muito interessados e responsáveis em suas pesquisas utilizando esses recursos.
A proposta de pesquisa desenvolvida, onde o professor lança um tema e instiga a turma a buscar subtemas que lhe traga algum interesse em responder perguntas sobre eles, que fomente a busca de resolução de problemas levantados pelos estudantes é muito rica. E poder concluir a pesquisa com a produção de mídias pelos alunos leva a descoberta de talentos ainda não reconhecidos em nossos alunos.
O exercício de partir sempre do conhecimento que o aluno já tem do que se quer ou precisa desenvolver enquanto conteúdo é essencial para garantir as duas vias do processo ensino-aprendizagem.
Esse valor da mídia no processo é notável no vídeo O Passo onde alunos apresentam o produto de uma aprendizagem e no vídeo com a entrevista de Lucas Ciavatta onde ele fala de como surgiu “O passo”: as duas vias do processo ensino-aprendizagem. Lembrando que esse processo não precisa ter essas duas vias unicamente, pois o professor também precisa viver esse processo constantemente tornando mais verdadeira a proposta de um processo de ensinar-aprender/aprender a ensinar/aprender a aprender.
                                                                                            
REFERÊNCIAS:



Tornaghi, Alberto José da Costa. Tecnologias na educação: ensinando e aprendo com as TIC. Ed. - Brasília: Secretaria de Educação à Distância, 2010. Unidade IV.
 
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