quinta-feira, 15 de março de 2012 0 comentários

Na ativa

Olá amigos blogueiros,
de volta a ativa, eita descanço longoooooo!!1
Mas vamos nessa. Agora estou realizando o curso de TICs acessíveis e já postei aqui uma produção com o tema O papel do aluno virtual.
Um abraço fraterno a todos.
e de visual novo...rssssss
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O PAPEL DO ALUNO VIRTUAL


Ter um espaço físico para freqüentar, pessoas para encontrar com horários determinados para todos parece ser estimulante para quem está com sede de saber, de melhorar enquanto profissional e pessoa. Mas muitos não conseguem realizar esses momentos com horários estipulados para um grupo, por terem outras ocupações que lhe são também preciosas.
Planejamento de sala de aula, a administração do tempo com os filhos, com a família, administração do lar, atividade física, etc. tudo requer tempo. E se incluirmos nesse tempo o que precisamos dele para nos deslocar de um ambiente para outro, parece que um dia não é o bastante.
Com a possibilidade de realizar cursos à distância, a disponibilidade de realizá-los pela internet, em casa, em horários que se encaixem em nossa agenda vem para enriquecer e diversificar a aprendizagem de quem busca o saber, utilizando o aparato tecnológico moderno.
Então nos tornamos alunos virtuais. Mas precisamos ter muito cuidado com as facilidades. Pois com elas podemos descobrir que não somos muito organizados. Ser um aluno virtual exige acima de tudo um exercício de disciplina.
Mas tudo vem com a experiência. Primeiro não deixar nada pela metade, não desistir é o primeiro passo. Começou? Termine! Se não saiu como você desejava, avalie as falhas, e melhore nos próximos cursos que surgirem.
As estratégias apresentadas pelo texto “Dicas para um aluno virtual” são todas pertinentes e que se somam as já apreendidas.
A experiência de dois cursos realizados na plataforma eproinfo, com alguns encontros presenciais no NTE- Marco Zero em Macapá fez com que aprendesse e aplicasse algumas metodologias de organização e estudo que carregarei para toda a vida, e que acredito irei reforçá-las e melhorá-las com este novo curso.
Uma das estratégias utilizadas é um calendário na mesa de estudo. Lá agendo “todos” meus compromissos. Agora com a realização do curso de TICs acessíveis já programei os horários de terça, quarta e quinta (14h30min ás 16h30min) para meus estudos e realização de atividades do curso. A flexibilidade está na disciplina. Se houver necessidade de ocupar algum dia esse horário com alguma outra atividade que não do curso, imediatamente disponibilizo outro horário na mesma semana para suprir aquele momento.
Outro aspecto de extrema importância é organizar o tempo de estudo para que seja o mais bem aproveitado possível, sendo que é muito proveitoso disponibilizar momentos de navegação mais livres na internet. Já encontrei material de estrema riqueza assim, como o link para este curso que estamos realizando, por exemplo, e que me foi enviado pelo Facebook, pela professora Rosilma Pinheiro Lobato, minha tutora do curso de Tecnologias na Educação no NTE – Marco Zero Macapá - AP. Mas é importante ressaltar a importância da disciplina e organização do tempo.
Para concluir, gostaria de citar o que tenho como um dos maiores e melhores aprendizados que venho desenvolvendo ao longo dos cursos que venho realizando a distância: a busca por respostas. Quanto mais conhecemos, mais conhecimento nos surge a descobrir, mas curiosidade é aguçada, e esse exercício é o que tenho levado para minhas aulas, o exercício do querer saber.
 
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