sábado, 5 de maio de 2012 1 comentários

Navegar, Construir, Expressar É Importante!


A navegação pelas páginas construídas pelos alunos especiais do NIEE com suas produções e participação em projetos em colaboração e cooperação foi uma experiência muito rica, que nos afloram ideias para o uso pedagógico de qualidade dos recursos tecnológicos disponíveis.
A página de Fernanda Loreto Brum & Leandro Nunes de Souza recheada de atividades lúdicas me chamou atenção pelo espaço de autoria apresentado, alunos não só realizando atividade interativa, mas produzindo-a.
As conexões feitas nas páginas onde visualizamos as produções lado a lado, individuais e coletivas, demonstra a vivência colaborativa propiciada aos alunos. É a ideia de projeto que conhecemos como proposta de inserção das tecnologias na educação que também é possível ser vista, num verdadeiro exercício da inclusão.
A interatividade entre os estudantes da instituição abre um leque de propostas de estudos em áreas diversas que vão de filmes a tempos de lazer.
O aspecto mais importante nesse exercício de autoria vivenciado pelos alunos no NIEE é o que torna real a vivência da cidadania com o uso dos recursos tecnológicos e midiáticos. É o aluno não mas como aprendiz dos recursos da maquina, mas também como autor e expositor de suas reflexões em diversas linguagens possíveis.
 
;