quinta-feira, 4 de outubro de 2012 0 comentários

DESAFIOS DE SALA DE AULA

Hoje tive, em dois momentos diferentes, a visão de estudantes tentando se desculpar, no momento programado para a "apresentação", pela não realização da mesma.
No primeiro momento presenciei a chama de atenção de um professor, a seus "acadêmicos" por terem informado ontem a noite sobre a não apresentação que estava programada para o dia de hoje...TRISTE. No segundo momento, EU, como professora, com alunos adolescentes do ensino fundamental , depois de três semanas de organização e orientação de estudos para um seminário, me vejo rodeada de desculpas inaceitáveis para a não apresentação de alguns grupos: não tinha pendrive, quem "preparou os slides" não veio, não tivemos tempo suficiente para "ler".
Não culpo os estudantes 100%, mas também não retiro totalmente suas parcelas de irresponsabilidade. Não somos culturalmente motivados a leitura, a pesquisa "de verdade", buscar respostas. Eu aprendi por mim a buscar, a correr atrás e levo isso para a reflexão junto aos alunos. Nem na graduação não somos estimulados a essa busca. A preocupação ainda está em preparar o professor para ensinar...quando prepara. Mas e o estudante?  Estamos aprendendo a entender como o processo de aprender se dá na mente da criança, do adolescente, do jovem, do adulto? O que tange a aprendizagem em cada etapa da vida? No biológico, no psicológico, no social, muito pouco ou nada se estuda a respeito desse retorno do estudante.
Penso que o estudo e apreensão sobre como se processa o aprender nas diversas áreas do conhecimento da escola é uma possibilidade de melhorar nossas escolhas metodológicas para cada tema a ser desenvolvido...






terça-feira, 2 de outubro de 2012 0 comentários

Seminário "Olhares sobre o futebol"

Seminário de apresentação de pesquisas dos alunos da turma 811 sobre o tema "Olhares sobre o futebol, com os subtemas: torcidas, origem e história do futebol, Liga dos Campeões, entre outros.
Data de realização: 04/10/2012
E.E. Gonçalves Dias, aula de Educação Física na turma 811
 
;