domingo, 31 de março de 2013 0 comentários

TICs...eis a questão!


A escola está sendo desafiada a abraçar o mundo virtual, buscando conhecê-lo, interpretá-lo e vivenciá-lo em sala de aula. Nossos alunos têm acesso as TICs antes mesmo de adentrarem a escola, fazendo com que o professor, enquanto gestor de sala de aula, comprometido com o aprendizado do educando, busque novas formas de lidar com o conhecimento e a aprendizagem, já que o encantamento provocado pelas tecnologias é desproporcional ao provocado por uma aula tradicional.
            Em “Desafios da televisão e do vídeo à escola” José Moran nos mostra como um olhar diferenciado sobre as mídias, em especial a televisão, pode nos proporcionar um aprendizado de organização e planejamento de ação na escola:
                                   “Ela domina os códigos de comunicação e os conteúdos significativos para cada grupo: os pesquisa, os aperfeiçoa, os atualiza. Nós educadores fazemos pequenas adaptações,[...]mas fundamentalmente continuamos prendendo os alunos pela força.”
             Mas, o que a escola tem feito de concreto para conectar-se e conectar o aluno no novo processo de aprendizagem exigido pela sociedade da tecnologia para a formação desse novo cidadão e profissional? As TICs já estão presentes nas escolas, já são utilizadas como ferramentas por muitos profissionais da educação. Por outro lado, muitos profissionais ainda tentam administrar o ambiente de sala de aula sem o uso das TICs, mas acabam perdendo o interesse dos alunos nas atividades propostas, o que desmotiva tanto alunos quanto professores, gerando até mesmo conflitos em sala de aula. Outros já as utilizam, mas desconhecem o sentido dado ao uso das novas tecnologias na educação, que é o de ferramenta no processo de busca do saber, de interpretação de conhecimento e construção do pensamento próprio.
 “Prefiro encarar os medos e desafios do novo, no aprendizado das e com as TICs, do que ter os olhares distantes dos alunos. Com isso, trazer o mundo dos alunos e os alunos para dentro de minhas aulas”(Rachel Bezerra).
  “Desafios da televisão e do vídeo à escola” José Moran (Disponível em: http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/estadao-281104.html).

segunda-feira, 18 de março de 2013 0 comentários

Bullying

A EE Gonçalves Dias, como diz nossa pedagoga Val, está numa força tarefa com um projeto sendo construindo para trabalhar valores com nossos estudantes, que os façam rever conceitos, atitudes em relação ao convívio em grupo.
Para muitos  pode ser uma agressão silenciosa, mas muito cruel. E urge um trabalho emergencial para nossa escola fazer sua parte...
Estamos juntos. Sugestões de filmes, vídeos, livros, músicas, projetos, etc, são bem vindos.
Minha reflexão é que esse tipo de agressão ocorre em várias instancias, e que precisamos sensibilizar primeiramente a todos os funcionários da escola.
Aguardo sugestões.
terça-feira, 5 de março de 2013 0 comentários

Recomeço


Recomeço...

Iniciando as aulas nas escolas que trabalho,

momento de descobertas, de planejar o planejamento,
Não da para amarrar tudo no começo
é preciso conhecer, identificar, para daí começar a escolher os caminhos
2013 foi escolhido como meu ano de ampliar fronteiras do saber, da pesquisa, do conhecimento.
Quero ser uma Professora fascinante e ajudar meus queridos alunos a o serem também..fascinados pelo saber..sedentos...famintos..incansáveis.
E escolhi este espaço para compartilha essa nova aventura desde os primeiros passos.
Não quero simplesmente trabalhar conteúdos, quero abrir janelas para o mundo, e fazer meus alunos se encontrarem nessa viagem chama vida.
Vamos comigo?
Feliz ano letivo de 2013

 
;