sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Tecnologias na sociedade, na vida e na escola

Tecnologia na Sociedade, na vida e na Escola

Por Rachel da Silva Bezerra
                A sociedade atual, conhecida entre outras denominações, como sociedade da aprendizagem, tem, com a ampliação do uso das TICs em diversos setores, a necessidade da formação de um profissional e cidadão que se situe nessa nova era, pois as novas tecnologias estão presentes em diversas situações cotidianas, onde, quem não passa pela aprendizagem com e das mesmas, fica aquém desse universo cada vez mais presente no relacionamento com o outro e com o mundo.
                A escola está sendo desafiada a abraçar este mundo virtual, buscando conhecê-lo, interpretá-lo e vivenciá-lo em sala de aula. Nossos alunos têm acesso as TICs antes mesmo de adentrarem a escola, fazendo com que o professor, enquanto gestor de sala de aula, comprometido com o aprendizado dos educandos, busque novas formas de lidar com o conhecimento e a aprendizagem, já que o encantamento provocado pelas tecnologias é desproporcional ao provocado por uma aula tradicional.
                Mas, o que a escola tem feito de concreto para conectar-se e conectar o aluno no novo processo de aprendizagem exigido pela sociedade da tecnologia para a formação desse novo cidadão e profissional? As TICs já estão presentes nas escolas, já são utilizadas como ferramentas por muitos profissionais da educação. Por outro lado, muitos profissionais ainda tentam administrar o ambiente de sala de aula sem o uso das TICs, mas acabam perdendo o interesse dos alunos nas atividades propostas, o que desmotiva tanto alunos quanto professores, gerando até mesmo conflitos em sala de aula. Outros já as utilizam, mas desconhecem o sentido dado ao uso das novas tecnologias na educação, que é o de ferramenta no processo de busca do saber, de interpretação de conhecimento e construção do pensamento próprio.
                                                                                                                                                                   
Prefiro encarar os medos e desafios do novo, no aprendizado das e com as TICs, do que ter os olhares distantes dos alunos. Com isso, trazer o mundo dos alunos e os alunos para dentro de minhas aulas”. (Rachel Bezerra)
                                                                            

 REFERÊNCIA
    Pozo, Juan Ignácio. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. (Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, p.29-32) .


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá pessoal! Sua participação é muito importante. Não saia sem comentar.

 
;