domingo, 2 de outubro de 2011

A internet como espaço de autoria (conhecendo formas de colaboração na rede)

A internet vem mudando seu perfil de mero depositório de informação, para espaço de autoria coletiva. Os conceitos dos elementos abaixo demonstram um pouco desse espaço virtual que disponibilizamos para troca e produção de conhecimento.
• Wikipédia : uma enciclopédia virtual livre e editável. Espaço onde é possível rever conceitos e informações sobre diversos temas, bem como enriquece – los, como autor colaborador.

• Wikcionário: dicionário virtual poliglota livre que , assim como a Wikipédia, é um projeto editável, com três eixos de construção (significado, etimologias e pronúncia). Como citado na Wikipédia é um dicionário colaborativo, também em hipertexto como a Wikipédia.

• Blogs: é um site de rápida atualização através de postagens, que são organizadas em ordem cronológica inversa, sendo a ultima postagem a primeira a surgir no blog. As postagens no blog são voltadas para a temática escolhida para o blog ou como um diário de bordo eletrônico. Um blog pode conter de postagem de textos , vídeos e fotos, a enquetes, mural de recados , e links para outros blogs, facilitando a interação entre os “blogueiros” e navegadores em geral.

• Fotoblog: é um blog de fotos, com fotos postadas pelo autor, podendo ser enriquecidas com legendas e outros recursos. Assim como o blog, o tema do fotoblog depende do propósito de seu autor, podendo ser utilizado como um álbum pessoal e familiar de fotos, como também para uso profissional, com divulgação de projetos gráficos e etc.
Veja os sites utilizados para pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikcion%C3%A1rio:P%C3%A1gina_principal

http://pt.wikipedia.org/wiki/blohttp://pt.wikipedia.org/wiki/flog

Um comentário:

Canal do Boto disse...

Vim parar aqui pq este título é o mesmo de um item de concurso público. Legal o texto.

Postar um comentário

Vamos lá pessoal! Sua participação é muito importante. Não saia sem comentar.

 
;