domingo, 2 de outubro de 2011

DIÁRIO DE BORDO:Como o professor pode desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes tecnologias, disponíveis na escola, em ações nas quais as tecnologias possam contribuir efetivamente? Como o professor pode criar uma situação de aprendizagem com o uso de tecnologias, que seja significativa para o aluno?

Pelo que estamos tendo de informação a respeito do uso das tecnologias, penso que a idéia é abranger mais o processo de aprendizagem com o uso das tecnologias tangendo tanto o momento do professor enquanto gestor de ambiente de aprendizagem ( que precisa estar em processo de aprendizagem dos conteúdos, dos processos de aprendizagem, dos avanças tecnológicos), como o momento do aluno que também precisa ser ativo, autor nesse processo. Dessa forma, nós educadores precisamos, primeiro, perder o medo do novo que as tecnologias provocam em muitos de nós,para perceber o quanto elas podem facilitar nosso trabalho e trazer o interesse dos estudantes para as aulas; e depois nos apropriar desse saber, estudando, trocando idéias com os colegas, socializando e ajudando outros colegas a soltarem-se das amarras do tradicional. Penso que até questões da inter, trans, e multidisciplinaridade são facilitadas com o uso das TICs, bem como a pedagogia de projetos. E a aprendizagem significativa para o aluno será aquela em que ele tenha responsabilidade sobre a aprendizagem, sobre a construção desse processo; assim, o professor precisa utilizar as tecnologias como instrumento na atuação do aluno no tratamento da informação recebida, e não simplesmente como ferramenta do professor enquanto transmissor dessa informação. Daí o conhecimento das diversas formas de utilização da pesquisa dirigida na web, dos programas de produção de mídia, não só pelo professor, mas também pelo aluno.
**

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá pessoal! Sua participação é muito importante. Não saia sem comentar.

 
;