domingo, 2 de outubro de 2011

DIÁRIO DE BORDO: O professor transmitiu?!!! E o aluno, aprendeu?!!!


**COMO SEI QUE O ALUNO APRENDEU DETERMINADO ASSUNTO? Na minha prática, interpreto que o aluno aprendeu quando *consegue construir questionamentos elaborados sobre o assunto, demonstrando certa reflexão sobre este,* consegue realizar a interpretação do mesmo dentro de situações,* consegue sintetizar o que foi assimilado por ele.
**QUANDO O PROFESSOR TRANSMITE UMA INFORMAÇÃO?  Quando o apresenta para o aluno de modo interessante. Atrevo-me a dizer que se levamos determinada informação para a aula, para que esta seja “transmitida” para os alunos em forma de conteúdo programático, sem nenhum atrativo para esse aluno, nem assim, essa informação será transmitida, como diz o ditado popular “vai entrar por um ouvido e sair pelo outro”, isso se entrar.

4 comentários:

Aline Cerqueira disse...

Oi Rachel, às vezes me pego a pensar em alguns conceitos... P. ex: o conceito de "transmissão"... As várias reflexões e leituras acerca desta temática me proporcionaram concluir que ao transmitir eu devo me inquietar com a questão da "recepção", do "humor" pelo destinatário... Por isso a necessidade de buscarmos várias reflexões por parte de nossos alunos quando queremos "transmitir" algo a este.
Por isso eu acredito que se não foir possibilitado aos alunos o contato com tais conceitos sem atrativos, realmente vai entrar por um buraco e sair por outro... :-D.
Abraços, Aline

SANDOKAN disse...

MINHA OPINIÂO! O DIÁRIO DE BORDO SERVE MAIS COMO UM PORTFÓLIO, CONTEÚDOS DADOS, OBJETIVOS ATINGIDOS E REGISTRO ATRAVÉS DE FOTOS OU VIDEOS DAS AULAS. O CASO NÃO É TÃO SIMPLES ASSIM, VISA MUITOS ITENS A SEREM ANALIZADOS. EU COMO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, DEVO REGISTRAR TUDO E ANALIZAR SE EU ATINGI OS OBJETIVOS PREVISTOS, E AINDA MAIS: MOSTRAR O PROGRESSO ATINGIDO.

Rachel Bezerra disse...

Olá Sandokan,na verdade postei uma reflexão que fiz no diário de bordo de um curso online aqui e a reflexão é sobre questão da aprendizagem.

SANDOKAN disse...

OBRIGADO RACHEL BEZERRA!

Postar um comentário

Vamos lá pessoal! Sua participação é muito importante. Não saia sem comentar.

 
;