01 set 2011
Reflexão sobre atividade realizada MAPA CONCEITUAL: acabei de postar meu mapa conceitual( ativ1.5_unid1). Baixei o cmap e consegui construir o mapa por lá. Muito interessante, pois a cada atividade realizada para o curso, já são novas propostas de ferramentas tecnologicas para utilizarmos com nossos alunos para o tratamento da informação trabalhada como conteúdo. E acho que essa também é um pouco da proposta deste curso; é o ir e vir deste processo de aprendizagem exigido para integrar a sociedade da tecnologia, o professor ensina e aprende, o aluno aprende a aprender, os dois num constante fluxo e refluxo entre informação e conhecimento, sendo este último sempre aberto para retornar ao início desse processo, como informação que receberá um novo tratamento.
31 ago. 11
REFLEXÕES:
**COMO SEI QUE O ALUNO APRENDEU DETERMINADO ASSUNTO? Na minha prática, interpreto que o aluno aprendeu quando *consegue construir questionamentos elaborados sobre o assunto, demonstrando certa reflexão sobre este,* consegue realizar a interpretação do mesmo dentro de situações,* consegue sintetizar o que foi assimilado por ele.
**QUANDO O PROFESSOR TRANSMITE UMA INFORMAÇÃO? Quando o apresenta para o aluno de modo interessante. Atrevo-me a dizer que se levamos determinada informação para a aula, para que esta seja “transmitida” para os alunos em forma de conteúdo programático, sem nenhum atrativo para esse aluno, nem assim, essa informação será transmitida, como diz o ditado popular “vai entrar por um ouvido e sair pelo outro”, isso se entrar.
**QUANDO O ALUNO PROCURA INFORMAÇÃO NA INTERNET? Está aqui uma pergunta muito pertinente. O aluno procura informação na internet quando há “solicitação do professor”, mas muitas vezes essa pesquisa é desorientada. Tal questionamento faz-me lembrar de uma metodologia utilizada por um colega que achei simples e interessante: na data programada para a entrega,os alunos entregavam a pesquisa e em seguida recebiam um questionário sobre o tema desenvolvido na pesquisa, como forma de sugestionar a leitura da mesma, já que sabemos que muitos fazem apenas copias do que encontram na internet. Eu copiei a idéia e inclui algo: sempre peço pesquisa antes de iniciar o tema que irei desenvolver com a turma, listando tópicos a serem pesquisados. Isso faz com que o aluno já venha com uma pequena Idéia do que vamos abranger.
** A INFORMAÇÃO É NECESSÁRIA, MAS ELA POR SI SÓ, GARANTE QUE O ALUNO POSSA CONSTRUIR SEU CONHECIMENTO? Como comentei antes, se a apresentação da informação não tiver um atrativo, não garantimos nem a transmissão dessa informação. Para construir seu conhecimento o aluno precisa receber – identificar – compreender – processar – interpretar – refletir – posicionar-se a respeito da informação. E para cada passo nesse processo faz-se necessário a utilização de diferentes tratos dessa informação, pelo professor e pelo aluno como atores desse processo de aprendizagem.
**O QUE SIGNIFICA CONHECIMENTO E COMO ELE DIFERE DA INFORMAÇÃO? Diria que o conhecimento é o produto do tratamento seqüencial/espiral dado a informação: recepção – identificação – compreensão – processamento – interpretação – reflexão – posicionamento – CONHECIMENTO. Mas é um produto que se renova, modifica, amplia, dependendo da maturidade (cognitiva, motora, emocional, etc.) de quem o desenvolve.
ATIVIDADE 1.9 *COMO O PROFESSOR PODE DESENVOLVER UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INTEGRADORA QUE CONTEMPLE OS CONTEÚDOS CURRICULARES, AS COMPETÊNCIAS, AS HABILIDADES E AS DIFERENTES TECNOLOGIAS, DISPONÍVEIS NA ESCOLA, EM AÇÕES NAS QUAIS AS TECNOLOGIAS POSSAM CONTRIBUIR EFETIVAMENTE? COMO O PROFESSOR PODE CRIAR UMA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM COM O USO DE TECNOLOGIAS, QUE SEJA SIGNIFICATIVA PARA O ALUNO? Pelo que estamos tendo de informação a respeito do uso das tecnologias, penso que a idéia é abranger mais o processo de aprendizagem com o uso das tecnologias tangendo tanto o momento do professor enquanto gestor de ambiente de aprendizagem ( que precisa estar em processo de aprendizagem dos conteúdos, dos processos de aprendizagem, dos avanças tecnológicos), como o momento do aluno que também precisa ser ativo, autor nesse processo. Dessa forma, nós educadores precisamos, primeiro, perder o medo do novo que as tecnologias provocam em muitos de nós,para perceber o quanto elas podem facilitar nosso trabalho e trazer o interesse dos estudantes para as aulas; e depois nos apropriar desse saber, estudando, trocando idéias com os colegas, socializando e ajudando outros colegas a soltarem-se das amarras do tradicional. Penso que até questões da inter, trans, e multidisciplinaridade são facilitadas com o uso das TICs, bem como a pedagogia de projetos. E a aprendizagem significativa para o aluno será aquela em que ele tenha responsabilidade sobre a aprendizagem, sobre a construção desse processo; assim, o professor precisa utilizar as tecnologias como instrumento na atuação do aluno no tratamento da informação recebida, e não simplesmente como ferramenta do professor enquanto transmissor dessa informação. Daí o conhecimento das diversas formas de utilização da pesquisa dirigida na web, dos programas de produção de mídia, não só pelo professor, mas também pelo aluno.
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DIÁRIO DE BORDO 28AGO2011 -03:09AM
Hoje fiz a leitura dos textos “Aprendizagem continuada ao longo da vida_ Jose Arnaldo Valente” e "As sereias do ensino eletrônico - Blikstein e Zuffo". Estou com dificuldade para sintetizar com palavras chaves a Aprendizagem continuada a que se refere Valente e como ela acontece nos períodos escolares e não escolares, e o prazer com que a aprendizagem acontece antes e depois da vivencia de maior vigor mental e fora da escola, quando ele escreve da importância do aprender a aprender ao longo da vida. O texto "As sereias do ensino eletrônico - Blikstein e Zuffo" é de uma abrangência e riqueza de reflexões a respeito do conhecimento e uso responsável das tecnologias , se é que posso definir assim, que vou precisar reler destacando palavras para a reflexão e produção textual da atividade 1.3.
Como não sou uma representante da geração “y” que consegue fazer diversas coisas ao mesmo tempo, e tenho três filhos adoráveis que me questionam muito a respeito do que estou fazendo e aos quais tenho muito prazer em explicar, tive que fazer algumas pausas durante a leitura.
Ainda hoje retorno as reflexões para postar no diário de bordo.

DIÁRIO DE BORDO 21ago2011
Obs: postei direto no site meu diário de hj e não registrei aqui , e também não consigo abrir anotações já postadas nele para registrar aqui.
Comentei lá sobre a aventura de instalar o ubuntu Linux no meu notebook; segui o roteiro do guia do cursista com as leituras dos textos propostos e refiz mimha atividade 1.1 reflexões iniciais, e que já estava me organizando para realizar a atividade .2 de postagem no fórum.
DIÁRIO DE BORDO 17ago2011 _23:16:17
Estou num misto de felicidade e desafio. Felicidade por conseguir participar do curso e desafio pela trajetória(maratona) que tenho pela frente de estudos e atividades.
Já participei de um curso do NTE em 2001, que não conclui por uma gravidez de risco que tive que curtir em repouso absoluto. Se o curso naquela época fosse a distância, essa limitação não teria sido um obstáculo intransponível.
Queria poder refazer minha atividade 1 da unidade 1, porque o dia foi corrido e estava sem prática de produção.
Já iniciei a leitura do matéria do guia do cursista por etapa ( estou lendo o que se refere a unidade em que estamos) e agora iniciei algumas anotações para produzir a reflexão da atividade 1.2 para postar no fórum.
OBSERVAÇÃO: meu horário de estudos em geral é esse de agora(21:30 ás 00h) aproximadamente. Mas já são duas noites que não consigo acessar o forum. Hoje postei um comentário na sala de café, mas fiquei sem saber se foi postado ou não poruqe logo em seguida surgiu a informação de que eu havia sido desconectada.
Amanhã inicio com a leitura de minhas anotações e construção da reflexão.
OBSERVAÇÃO2: AMO TUDO ISSO AQUI
 
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