Durante todo o curso estivemos em contato com diversos recursos tecnológicos. Em todas as unidades até aqui pudemos aprender mais informações sobre os temas desenvolvidos por intermédio dos vídeos, e outras mídias utilizadas; realizamos o registro de nossos projetos em vídeo, foto, áudio; pudemos produzir com isso slides para socializar nossos avanços.
De tudo o que experimentamos, individualmente ou em grupo, ficou a idéia da pesquisa e produção colaborativa. Foi de grande significado entender que a internet não é, mas um espaço unicamente de busca de informação, pois nela também se socializam ideias.
Na experiência de desenvolver uma atividade/ aula, com pesquisa utilizando as tecnologias chamou atenção os interesse de alunos que tinham certa apatia em sala de aula e se mostraram muito interessados e responsáveis em suas pesquisas utilizando esses recursos.
A proposta de pesquisa desenvolvida, onde o professor lança um tema e instiga a turma a buscar subtemas que lhe traga algum interesse em responder perguntas sobre eles, que fomente a busca de resolução de problemas levantados pelos estudantes é muito rica. E poder concluir a pesquisa com a produção de mídias pelos alunos leva a descoberta de talentos ainda não reconhecidos em nossos alunos.
O exercício de partir sempre do conhecimento que o aluno já tem do que se quer ou precisa desenvolver enquanto conteúdo é essencial para garantir as duas vias do processo ensino-aprendizagem.
Esse valor da mídia no processo é notável no vídeo O Passo onde alunos apresentam o produto de uma aprendizagem e no vídeo com a entrevista de Lucas Ciavatta onde ele fala de como surgiu “O passo”: as duas vias do processo ensino-aprendizagem. Lembrando que esse processo não precisa ter essas duas vias unicamente, pois o professor também precisa viver esse processo constantemente tornando mais verdadeira a proposta de um processo de ensinar-aprender/aprender a ensinar/aprender a aprender.
REFERÊNCIAS:
Tornaghi, Alberto José da Costa. Tecnologias na educação: ensinando e aprendo com as TIC. Ed. - Brasília: Secretaria de Educação à Distância, 2010. Unidade IV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vamos lá pessoal! Sua participação é muito importante. Não saia sem comentar.