sábado, 7 de abril de 2012

Minha experiência com o DOSVOX


Durante a experiência de escrever e ler um texto no DOSVOX foi possível vivenciar a dificuldade no momento da leitura, devido a fala não ser muito audível, o que provocou certo desconforto no momento da leitura que não foi muito acessível. Chamou-me atenção, mais uma vez, como na atividade anterior com o teclado virtual, perceber da necessidade de automatizar determinadas ações, para que se torne o uso do computador o mais simples possível, para que o usuário possa se dedicar na leitura, na escrita do texto em questão, no estudo que está sendo realizado, e não tanto na mecânica de uso da máquina.
Interessante observar sobre a nossa necessidade de amenizar ou anular o pensar no movimento que precisamos fazer para realizar determinadas tarefas. O deficiente com suas limitações, no caso visual, precisam aguçar outros sentidos para realizar suas atividades cotidianas com qualidade; e no caso do uso do recurso do DOSVOX, de forma diferente e igual ao mesmo tempo do teclado virtual, a necessidade é de adaptação ao uso. Penso que, a partir do momento que se automatiza o movimento, o focar na tarefa principal a ser desenvolvida torna-se possível e mais prazeroso.
Comparável ao inicio do uso do mouse, quando precisamos realizar exercícios para nos acostumarmos a suavidade e leveza do mesmo. Até perceber a coordenação visual tátil com o mouse como desnecessária exige prática...
Por outro lado, pensar na capacidade do ser humano de superar limites potencializando suas habilidades é sem dúvida... Fantástico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá pessoal! Sua participação é muito importante. Não saia sem comentar.

 
;