terça-feira, 3 de abril de 2012

Minha história com a máquina chamada...computador!



Falar de projeto pessoal e profissional é muito especial para mim, enquanto realização contínua de um desejo que foi plantado a aproximadamente treze anos atras quando me interessei a primeira vez por computadores.
Ainda era uma adolescente aluna do segundo grau e ouvia falar de computadores e de longe crescia a curiosidade pela utilização dos mesmos. Então meu pai me matriculou num curso de informática, que para minha infelicidade era na linguagem DOS, o que me desmotivou completamente para o curso, pois imaginava que iria chegar aprendendo a manusear a maquina, o que não aconteceu, pois tivemos quase 10 aulas sem se quer chegar perto do computador.
Uns dois anos se passaram e um amigo da mesma idade que fazia o curso técnico em informática, me apresentou o sistema operacional da Microsoft, cheio de ícones e cores que me fizeram voltar ao desejo de conhecer a maquina computador.
Em 2001, pelo NTE Marco ZeroAP, iniciei meu primeiro curso de tecnologias, como professora da rede estadual de educação do estado do Amapá. Muito esforçada e dedicada participava do curso, que ainda era realizado no Windows.
O curso tinha sua base na elaboração de projetos, sendo que no decorrer do mesmo tínhamos as oficinas de editor de texto, de planilhas, slides, site entre outras.
E a ideia de pensar no coletivo sobre um determinado tema, pesquisá-lo, estudá-lo para refletir e propor ações sobre ele na escola, sequencia da ideia de elaborar projetos nessa formação, me acompanham até hoje.
Na época o curso não foi concluído devido a uma gravidez de risco, lembrando que na época, o curso era todo presencial, o que impossibilitava minha estada nas aulas no NTE.
Mas o aprendizado do curso, a proposta do trabalho por projetos me acompanha. A organização para a realização de um plano, projetá-lo é uma estratégia de ação que pode trazer praticidade na vida de um modo geral, principalmente quando nos deparamos com a necessidade de planejar o uso do tempo.
A nível de educação, trabalhar com elaboração de projetos é trazer o aluno para dentro do mundo do planejamento das ações a serem desenvolvidas, seja a nível de sala de aula ou da escola como um todo, pois ele é direcionado ao exercício do aprender a aprender, tornando-se autor do seu estar na escola, na sociedade, a partir do momento em que se percebe como parte atuante no processo de construção de sua própria aprendizagem.
Retornando a minha história, posso dizer que ficou uma lacuna em minha vida, por não ter concluído o curso em 2001, mas meu outro projeto lindo nasceu, meu filho primogênito, que foi muito bem planejado e esperado.
E ano passado, dez anos depois, consegui vedar a lacuna. Retornei aos cursos do NTE e fui participando simultaneamente do cursoIntrodução a educação digital40 horas eTICs na educação: ensinando e aprendendo com as TICs100 horas. E os estudos em EAD são alguns dos momentos mais gratificantes para mim. estou no terceiro curso da plataforma eproinfo, também estou participando do curso pela plataforma teleduc de Tecnologias acessíveis e outro na modlle de segurança no uso da internet. E os maiores e melhores ensinamentos que venho aprimorando com a educação a distancia são: organização, disciplina, exercício da leitura crítica, escrita mais elaborada e a socialização de meus projetos de ação.
É o aprender a aprender, junto com o aprender a ensinar na era das tecnologias, que nos leva a nunca saciar a sede do saber, e que nos faz multiplicadores desse modo de aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá pessoal! Sua participação é muito importante. Não saia sem comentar.

 
;