quinta-feira, 12 de abril de 2012

Os trabalhos de John Dewey e Freinet e sua relação com o trabalho por projeto.



Rachel da Silva Bezerra.

Numa leitura do pensamento de John Dewey em busca de um aspecto importante para o trabalho com projetos, quero citar aqui o princípio “os alunos aprendem melhor realizando tarefas associadas aos conteúdos ensinados” citados por Ferrari*.
A realização de tarefas que parte do interesse do aluno em descobrir, em conhecer algo. E a proposta de trabalhar por projetos tem muito disso, o aluno fazendo parte do processo de autoria, de criação, da liberdade de escolha e da proposta de compartilhar as descobertas, o conhecimento adquirido. Os educadores convergem na proposta de projeto, quando expressão sua preferência pelo ensino partir do interesse do aluno.
Buscar o conhecimento e desenvolvê-lo democraticamente, é muito mais prazeroso, pois parte do conhecimento já adquirido pelo aluno, de indagações de seu cotidiano ou problemáticas de sua geração, etc.
O fato de conhecer o todo do processo também estimula a responsabilidade pela realização das etapas do mesmo.
E aqui quero chamar atenção a um dos deveres do professor, que para Freinet é “estimular as crianças a fazer experiências, procurar respostas para suas necessidades e inquietações, ajudando e sendo ajudadas por seus colegas e buscando no professor alguém que organize o trabalho”**; outro aspecto que nos remete ao trabalho por projetos, visto que tira o professor do papel de quem repassa conhecimento (que não garante o outro lado do processo de ensino... A aprendizagem pelo aluno), colocando o professor no papel de fomentador da curiosidade, da busca de respostas, do uso de estratégias mais interessantes para essa busca, do uso de recursos tecnológicos que podem melhorar a pesquisa, a reflexão, a comunicação, o compartilhamento do conhecimento construído e produzido pelos alunos.

        FERRARI, Marcio. John Dewey: o pensador que pôs a prática em foco. Nova Escola, São Paulo, jul.2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível em:http://revistaescola.abril.uol.com.br/historia/pratica-pedagogica/john-dewey-428136.shtml. Acesso em: 12 abr. 2012.

**  FERRARI, Marcio. Célestin Freinet: o mestre do trabalho e do bom          senso. Nova Escola, São Paulo, jul.2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível em:http://revistaescola.abril.uol.com.br/historia/pratica-pedagogica/mestre-trabalho-bom-senso-423309.shtml. Acesso em: 12 abr. 2012.


Um comentário:

Unknown disse...

Oi Rachel, tudo bem? Blog visitado e seguido!!! Abraços, Rangel.

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