quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Contribuição no fórum " Contextualizando a mudança"

** DESENVOLVO UMA PRÁTICA DIALÓGICA COM MEUS ALUNOS? OUÇO SUAS IDÉIAS, DÚVIDAS, CURIOSIDADES? A prática dialógica surgiu na minha prática como uma necessidade, quando comecei a me alertar aos assuntos que estavam nas conversas dos adolescentes e crianças, meus alunos e “filhos”, no que chama a atenção deles mais do que as atividades que eu estava propondo, e comecei a realizar a conexão entre o que eu precisava desenvolver de temáticas, e o que eles estavam necessitando vivenciar, explorar enquanto crianças ou adolescentes: as descobertas e desafios de uma vida infantil ou adolescente. Deixo aqui uma observação: não é fácil! Admito que essa prática precisa ser exercitada, por ser bem diferente do que aprendi a fazer quando estava na faculdade, enquanto me preparava para a vida de docente.
** QUE ESTRATÉGIAS UTILIZO E/OU CONSIDERO QUE PODEM SER ÚTEIS PARA ESTABELECER UM AMBIENTE DE LIVRE EXPRESSÃO QUE FAVOREÇA O DIÁLOGO?DE QUE FORMA AS TECNOLOGIAS PODEM AUXILIAR NISSO? Sempre gosto de iniciar minhas temáticas de aula com uma dinâmica. Tem uma que gosto muito que se chama “tempestade de idéias”, onde lanço o tema e peço que a turma relacione palavras e expressões que eles fazem conexão com o tema proposto. Acredito que a abertura com dinâmicas desse tipo estimula os alunos a uma reflexão inicial sobre o assunto que queremos desenvolver, a expressar oral, corporal e/ou por escrito os seus sentimentos iniciais a respeito do que se vai trabalhar.
Desde o início do curso, já venho pensando em possibilidades de utilizar a idéia da dinâmica com as tecnologias. Então relacionei com a ferramenta do fórum, que estamos aqui participando, que pode ser realizado no blog da nossa disciplina (Educação Física). Então pensei na produção de um blog de Educação Física como uma forma de participar desse mundo virtual que já é muito presente na vida de muitos deles, o que abre um leque de possibilidades temáticas em rede: segurança na internet, uso responsável, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá pessoal! Sua participação é muito importante. Não saia sem comentar.

 
;