quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Curso: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TICs (Portfólio).


Na caminhada do curso de Tecnologias na Educação, chegamos aqui a construção deste portfólio.
A proposta é exercitar essa idéia de construção em hipertexto.
Iniciamos o curso com uma reflexão sobre as Tecnologias na sociedade na vida e na escola. E seguimos com outras realizadas também no ambiente na interação através do Diário de bordo (visualizado apenas pelo cursista e tutor) como:
A partir destas reflexões, construímos nosso mapa conceitual de aprendizagem, que, no meu caso, utilizei a dica da professora Rosilma, e construí o meu no cmap tools, um programa especifico para criação de mapas conceituais
Outra proposta de espaço de reflexão utilizado no curso são os fóruns, onde debatemos temas como:
Assim fomos caminhando no sentido dessa pedagogia de projetos, que é a proposta de utilização das Tecnologias na Escola. Daí, também, as reflexões a cerca de temas como “As tecnologias usadas na minha escola” e “Trabalho por projetos com crianças”.
Nessa perspectiva, entramos na unidade II do curso, onde fiquei fascinada com a magnitude da proposta de escrever em hipertexto, que é o que estou fazendo aqui neste portfólio, bem como em saber o quanto já avançamos, mundialmente falando, no que tange a compartilhamento e colaboração na web, que foi a discussão no fórum “A internet como espaço de autoria”.
Seguimos com a experiência de elaborar uma apresentação de slides referente a algum projeto da escola ( Escola: lugar de fazer amigos), oportunizando aos alunos se verem no evento, sendo a eles oportunizada a apreciação da sua participação na atividade.
Adentramos na unidade III: currículos, projetos e tecnologias, onde estamos participando do fórum “Contextualizando a mudança: da teoria a prática”, que nos propõe o planejamento e execução de uma atividade que inclua o uso das TICs, seguida do relato da experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá pessoal! Sua participação é muito importante. Não saia sem comentar.

 
;