quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Relato de experiencia com a inserção das TICs numa proposta de projeto.

RELATO DE EXPERIÊNCIA
Por Rachel da Silva Bezerra.


Escolhemos a temática da “Qualidade de vida”, que está sendo desenvolvida com as turmas de 7ª série na minha escola (E. E. Gonçalves Dias), sendo este um relato de uma ação já iniciada antes da proposta do curso.
Desenvolvemos a atividade em três momentos, dentro do espaço tempo de três horas aula, que foram:
• 1º momento: apresentação do tema e realização da dinâmica “Tempestade de idéias” (listar palavras que os estudantes relacionam com o tema proposto)
• 2º momento: bate-papo, em grupos de cinco estudantes, seguido da escolha de um subtema a ser pesquisado pelo grupo.
• 3º momento: apresentação dos tópicos mais enfáticos nas discussões em grupo e do subtema escolhido pelo grupo com os respectivos tópicos a serem pesquisados sobre o mesmo.
É visível a dificuldade dos alunos em interagir nesse tipo de proposta, fato que se justifica por ainda serem poucos esses momentos proporcionados aos mesmos, devido a preocupação com o cumprimento dos conteúdos programáticos.
O primeiro momento foi bem descontraído e rico, pois os estudantes participaram bastante com as palavras que conseguiam fazer relação com o tema “Qualidade de vida”.
Partindo do levantamento do que os estudantes conheciam sobre o tema, assistimos ao vídeo do programa globo repórter sobre qualidade de vida. Com o uso dos recursos tecnológicos como o vídeo e slides para a apresentação do tema foi notório o interesse dos alunos, motivados no que era apresentado, melhorando sua participação nas discussões em grupo.
No segundo momento os grupos se dividiram para o bate-papo sobre o tema, tendo como base a tempestade de idéias e o vídeo apreciado. Um estudante questionou sobre ser ou não qualidade de vida e saúde a mesma coisa? Então, aproveitei o momento para liberar a pesquisa na internet via celular, o que é atualmente a tecnologia que tem sido muito utilizada por eles e que tem trazido certos atropelos durante a aula por ser utilizado por muitos de maneira irresponsável e ilimitada. Assim, achei o momento oportuno para a experiência de abrir o espaço para este aparato de comunicação, reforçando a importância de registrarem a referência do site na atividade.
Lembrando que, essas aulas foram desenvolvidas no espaço de sala de aula que não o laboratório de informática da escola.
Nesse momento do grupo, solicitei que fossem esquematizando uma apresentação eletrônica com 1 ou 2 slides com as descobertas sobre o tema, tendo como base o vídeo assistido, os endereços navegados na web e o que foi mais marcante no bate-papo em grupo, bem como que fizessem a eleição de um subtema a ser aprofundado em pesquisa posterior pelo grupo.
Os grupos apresentaram seus relatos e os subtemas com participação dos outros grupos que assistiam.
Já utilizamos essa forma de introduzir determinados temas em aula, mas o desinteresse de muitos alunos é notória, o que é motivo para continuarmos adaptando e buscando outras formas dinâmicas de iniciar as temáticas a serem estudadas.
Falamos então, na necessidade da sociedade atual, de colaborarmos com a produção de conhecimento e que hoje um dos grandes avanços tecnológicos é essa possibilidade na internet e outros meios. Então sugeri algumas formas de divulgação do produto de nossa experiência de pensar sobre o tema “Qualidade de vida”.
Essa etapa da ação ainda está em construção, pois optamos por produzir textos narrados pelos alunos para serem divulgados na rádio da escola, que é uma nova ferramenta que nos foi disponibilizada.
Quando abrimos o espaço para o uso dos celulares para a pesquisa, o interesse dos alunos na atividade se ampliou numa verdadeira troca de informações entre eles.

Um comentário:

Rachel Bezerra disse...

Durante a execução desta atividade, sugeri que fizessemos o registro com fotos, e me surpreendi com alguns alunos que não gostariam de ser fotografados ou fimados. Então pedi que eles dessem sugestões para a divulgação do trabalho deles. Foi então que surgiu a idéia da rádio da escola. Eles estão empenhados na produção do audio de seus textos. Em breve estaremos divulgando a produção dos alunos da turma 721/2011, da EE Gonçalves Dias.

Postar um comentário

Vamos lá pessoal! Sua participação é muito importante. Não saia sem comentar.

 
;