terça-feira, 4 de outubro de 2011

A internet como espaço de autoria (conhecendo formas de colaboração na rede)


A internet vem mudando seu perfil de mero depositório de informação, para espaço de autoria coletiva. Os conceitos dos elementos abaixo demonstram um pouco desse espaço virtual que disponibilizamos para troca e produção de conhecimento.
·         Wikipédia : uma enciclopédia virtual livre e editável. Espaço onde é possível rever conceitos e informações sobre diversos temas, bem como enriquece – los, como autor colaborador.
                                                                          
·         Wikcionário: dicionário virtual poliglota livre que , assim como a Wikipédia, é um projeto editável, com três eixos de construção (significado, etimologias e pronúncia). Como citado na Wikipédia é um dicionário colaborativo, também em hipertexto como a Wikipédia.

·         Blogs: é um site de rápida atualização através de postagens, que são organizadas em ordem cronológica inversa, sendo a ultima postagem a primeira a surgir no blog. As postagens no blog são voltadas para a temática escolhida para o blog ou como um diário de bordo eletrônico. Um blog pode conter de postagem de textos, vídeos e fotos, a enquetes, mural de recados, e links para outros blogs, facilitando a interação entre os “blogueiros” e navegadores em geral.
                         
·         Fotoblog: é um blog de fotos, com fotos postadas pelo autor, podendo ser enriquecidas com legendas e outros recursos. Assim como o blog, o tema do fotoblog depende do propósito de seu autor, podendo ser utilizado como um álbum pessoal e familiar de fotos, como também para uso profissional, com divulgação de projetos gráficos e etc.

Os ambientes de construção conceituados acima são, apenas, alguns exemplos de espaços de autoria na internet.  Para muitos de nós, atualmente, não basta pensar ou falar a respeito de algum assunto, tem que postar em nossas páginas pessoais na web ou socializar em fórum de discussões, sites, redes sociais, e etc., e essa liberdade é que a torna um ambiente de construção, aberto a todos os interessados em participar, sendo necessária força de vontade para conhecer essas ferramentas que nos são disponibilizadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá pessoal! Sua participação é muito importante. Não saia sem comentar.

 
;