domingo, 2 de outubro de 2011

DIÁRIO DE BORDO: O que é ser professor hoje? Quem sou eu (professor) neste contexto?


Ser professor, é deixar de ser apenas estudante, passando a administrador de projetos de aprendizagem na escola, na sala de aula, fomentando e socializando a produção de conhecimento.
 O desafio é diferente do de ontem. Imaginemos um professor a 10 ou 20 anos atrás num momento de planejamento, pensando no perfil do grupo de estudantes a quem está a planejar aulas? Quais ferramentas esse professor tinha para promover o “encantamento”?
Hoje temos sim outros desafios. Estudantes conectados a internet pelo telefone, com o mundo ali em suas mãos, e nós professores muitas vezes ainda querendo vencer essa sala de aula com quadro e pincel (pelo menos já evoluímos do giz!); e ainda temos “sorte” deles estarem conectados a outros interesses, porque quando se espertarem para a perspectiva de que aquilo que o professor está desenvolvendo em aula está ali na palma da mão deles, já era! Vamos ser obrigados a repensar a prática.
Ser professor hoje é ensinar a aprender. Não dá para fugir disso. Nos dias de hoje, fugir dessa linha é fazer de conta na sala de aula! Mas mesmo sabendo disso, muitas vezes fazemos de conta que ensinamos: quando não falamos a linguagem das novas gerações, quando ainda utilizamos o tempo de aula unicamente para transferir conhecimento. Não basta ter o domínio da sua área de atuação, tem que aprender a utilizar  as tecnologias como ferramentas do processo de aprendizagem para trazer a atenção dos estudantes para a sala de aula.
Enquanto professora já tenho a compreensão do aluno, da escola e da sociedade que temos, mas ainda me sinto aquém desta realidade, com muitas dúvidas e incertezas sobre estar ou não no caminho certo. Vivo a necessidade da busca constante,  de forma a incluir as tecnologias que vão me sendo disponibilizadas. Acredito que na educação precisamos trocar idéias, socializar experiências com outros colegas. E é esse exercício da busca e da troca que estamos realizando com este curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá pessoal! Sua participação é muito importante. Não saia sem comentar.

 
;