domingo, 2 de outubro de 2011

DIÁRIO DE BORDO: O uso de recursoa tecnológicos na prática pedagógica

Atividade_1.7Apreciação crítica do vídeo: O uso Dos Recursos Tecnológicos Na Prática Pedagógica – Youtube
Com esse nome encontrei dois vídeos no youtube, daí resolvi apreciar os dois.
No vídeo http://www.youtube.com/watch?v=qWnGncpfDus temos um professor socializando as respostas de seus alunos a um questionário sobre o uso das tecnologias na prática pedagógica. É preciso ter claro os objetivos a serem atingidos, caso contrário o professor cairá na afirmativa do uso das tecnologias em propostas tradicionais de ensino.
No outro vídeo http://www.youtube.com/watch?v=ktCZ6v6-Xcw  nos leva a reflexão de quanta riqueza de recursos temos hoje para utilizarmos em nossa prática, trazendo mais atrativos as aulas. Cadernos, livros, lápis, caneta, pincel, quadro, leptop, internet, projetor, salas de recursos, rádio, televisão, todos são tecnologias. Algumas já utilizadas por nós, outras em processo de aprender a ensinar com elas, como é o caso dos recursos tecnológicos voltados ao uso da internet. É um grande salto. A própria postagem deste vídeo apresentando formas de utilização das tecnologias na escola como recursos tecnológicos é um exemplo disso. Eu estou aqui utilizando o video como referencia para uma reflexão sobre o uso das tecnologias na educação e ele, o próprio vídeo se utiliza de imagens da utilização de recursos na escola para mostrar como isso acontece. É o ir e vir das conexões entre informação e produção de conhecimento. Diria que estou no processo de produção de meu conhecimento sobre o uso das tecnologias como recursos pedagógicos. O próximo passo é a transformação responsável desse conhecimento em experiência, como pessoa, como professora. Lembrando que: nem o professor vai perder sua função com o avanço do uso das tecnologias na educação, nem as tecnologias vão por si só ser a salvação da educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá pessoal! Sua participação é muito importante. Não saia sem comentar.

 
;