domingo, 2 de outubro de 2011

Projetos para crianças usando tecnologias



Por Rachel da Silva Bezerra
Ao longo das pesquisas desenvolvidas sobre o uso das tecnologias na educação, e em especial a busca de projetos com crianças utilizando as tecnologias, um ponto é irrefutável: o interesse das crianças nas atividades desenvolvidas. O ideal para inserir essas crianças que estão tendo acesso as tecnologias na sociedade da informação de forma responsável, é desenvolver nela seu potencial criador.
O blog http://quartaseriemargaridapardelhas.blogspot.com/ é uma divulgação dos projetos desenvolvidos pela escola, demonstra que os alunos desenvolveram o projeto através de pesquisas na web, alguns indicam as referências com hiperlinks. A  proposta de certezas provisórias e dúvidas e hipóteses com respectiva conclusão a respeito das mesmas demonstra que alunos foram sugestionados a problematizar o tema e buscar respostas. Aprender a tratar as informações para transformá-las em conhecimento e possível experiência. Os projetos mostram a atuação direta dos alunos na investigação dos temas, quanto na produção de material de divulgação. É uma forma de você introduzir os alunos num mundo virtual de forma dirigida, criando nele o hábito de organização de tempo, de pesquisa na web, e mais ainda o de investigador que cria os “por quês?” e busca as respostas para eles.
O trabalho divulgado no blog http://cleonicefagundes.pbworks.com/w/page/10374056/FrontPage com alunos de 2ª série mostra uma simples e organizada forma de introduzir o uso das tecnologias na aprendizagem dos alunos, com eles como co-autores nos projetos desenvolvidos, inclusive escolhendo os temas a serem desenvolvidos nos projetos.
Em síntese, pode-se concluir que o trabalho com projetos é a melhor forma de inserir o uso das tecnologias na educação, transformando o papel do aluno no processo,  proporcionando ao aluno o momento de conectar a informação ao conhecimento através da investigação, o que trás qualidade para vida como um todo, já que ajuda desenvolve no aluno o senso critico, que permitirá que ele deixe de absorver informações sem critérios, desenvolvendo o senso crítico.
                                                                                              
Referência
http://quartaseriemargaridapardelhas.blogspot.com/ Acesso em                  07/09/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá pessoal! Sua participação é muito importante. Não saia sem comentar.

 
;